quinta-feira, 14 de março de 2013

HISTÓRICO DA QUÍMICA ORGÂNICA


HISTÓRIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

O princípio do domínio da química é o domínio do fogo pelo Homo erectus. O fogo também permitia ao Homem aquecer-se nos dias de baixas temperaturas, assim como conservar melhor os alimentos recorrendo ao processo de fumagem - especialmente para conservar a carne e o peixe.


Civilização Egípcia


Na Civilização Egípcia a utilização de produtos e técnicas “científicas” era amplamente difundida: utilizavam o índigo (proveniente do anil) e a alizarina para tingir têxteis. Atualmente ainda se utiliza o índigo para tingir as calças de ganga, mas este corante é obtido por processos industriais.


Ilustração 1 - O índigo é utilizado como corante nos blusões e nas calças de ganga.






A alizarina é um corante vermelho derivado da raiz da Rubia tinctorum. A palavra alizarina deriva do árabe al-usara, que significa sumo. A alizarina é também o nome genérico de uma variedade de corantes, tais como o “Verde Alizarina Cianina G” e o “Azul Brilhante Alizarina R” (Ferreira, Hulme, McNab, & Quye, 2004).










Por sua vez, os Fenícios utilizam um corante de cor púrpura, o qual era obtido a partir das glândulas branquiais do molusco Murex trunculus, para tingir tecidos. Todos estes corantes eram de origem orgânica, o que demonstra que o Homem possui um domínio da química orgânica desde o aparecimento da civilização (Ferreira, Hulme, McNab, & Quye, 2004).


O desenvolvimento da Química Orgânica

Com o culminar da Química Tradicional do Século XVIII, Torbern Olof BERGMANN (1735
1784), dividiu, em 1777, a Química em:

• QUÍMICA ORGÂNICA (Química dos compostos existentes nos organismos vivos)
• QUÍMICA INORGÂNICA (Química dos compostos existentes no reino animal)


Deste modo surgiu a distinção entre matéria orgânica e matéria inorgânica. No final do século XVIII e início do século XIX, os químicos começaram a dedicar-se ao estudo das substâncias encontradas em organismos vivos. Como todas as substâncias orgânicas conhecidas eram extraídas de animais e vegetais, os químicos supunham que elas não poderiam ser produzidas (sintetizadas) em laboratório.


TEORIA DO VITALISMO


Foi uma teoria formulada por Jons Jacob Berzelius (1807), a qual descrevia que a matéria orgânica só podia ser produzida pelos seres vivos – vis vitalis (força ou energia vital) inerente na própria vida. A base desta teoria era a dificuldade de obter matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas.
A primeira síntese… Em 1828, Friedrich Whöler, discípulo de Berzelius, foi o primeiro cientista a sintetizar um composto orgânico (ureia) a partir de um composto inorgânico (cianato de amônio).







Como Whöler sintetizou um composto orgânico a partir de um composto inorgânico, pôs em causa a Teoria do Vitalismo. Com o desenvolvimento da ciência e com o contributo de Berzelius percebeu-se que a definição de Bergman para a química orgânica não era adequada, então o químico alemão Friedrich August Kekulé propôs a nova definição aceita atualmente: “Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono”. Esta afirmação está correta, contudo, nem todos os compostos que contêm carbono são orgânicos, por exemplo, o dióxido de carbono, o ácido carbônico, a grafite, o diamante, etc, mas todos os compostos orgânicos contêm carbono e hidrogênio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário